A gestão e o desenvolvimento de pessoas nos negócios

Neste artigo serão abordados os seguintes temas:

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A relação entre Gestão de Pessoas e o Desenvolvimento de Pessoas

A Gestão de Pessoas pode ser entendida como um conjunto de habilidades, técnicas, disponibilização de recursos, práticas e ações realizadas de maneira coordenada e planejada para gerenciar os colaboradores de uma empresa e todas as questões relacionadas às pessoas e equipes de uma organização. Isso faz com que a empresa consiga maximizar as habilidades e capacidades profissionais dos colaboradores, gerando motivação e o incentivo necessários para um ambiente saudável e produtivo.

Diferente do que muitos pensam, essa não é uma função exclusiva do setor de RH, e cada gestor tem o papel fundamental de conduzir seus colaboradores, fornecendo as orientações e realizando feedbacks adequados, somando as habilidades e capacidades individuais de cada colaborador com a qualidade e o bom desempenho profissional.

Além disso, a área de gestão de pessoas proporciona o alinhamento do desenvolvimento profissional dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa, é responsável por disseminar os valores e princípios do negócio e desenvolvendo líderes mais capazes e conscientes de seus papéis na engrenagem da organização.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na procura por mais eficiência e produtividade nas empresas, por isso, é fundamental aprimorar a gestão interna para que as necessidades da instituição sejam solucionadas através de práticas e ações que permitam seu crescimento e das pessoas de maneira sustentável.
A gestão de pessoas é uma atividade coletiva e a longo prazo, que começa na contratação, passa pelo desenvolvimento e promoção, até os cargos de liderança. Por isso, é essencial ter uma visão ampla do negócio e das particularidades de cada setor e colaborador para que esse trabalho seja mais efetivo.
Um fator importante a considerar é que o ativo mais valioso de uma organização são as pessoas e elas precisam estar alinhadas com a companhia para que os resultados sejam positivos e a empresa melhore sua vantagem competitiva no mercado. Afinal, não existe melodia sem a harmonia das notas, nem uma bela pintura sem a combinação das cores certas.

Quais as principais ações de Gestão de Pessoas que contribuem com os resultados do negócio?

Apesar dos inúmeros desafios que surgem no mercado diariamente, as empresas precisam de lideranças que motivem os colaboradores e ofereçam um ambiente de trabalho benéfico e construtivo, onde exista o reconhecimento e o desenvolvimento do potencial de cada colaborador.

É preciso manter uma busca constante por aperfeiçoamento das boas práticas organizacionais, reconhecendo o papel e o potencial de cada um na empresa e se comunicando de maneira clara em todos os níveis da organização.

Quando uma boa gestão consegue alinhar a cultura e os objetivos da organização com os colaboradores, ela se torna uma ferramenta extremamente valiosa para as estratégias de crescimento da empresa e serve de exemplo para os demais colaboradores.

E para que o seu ambiente de trabalho se transforme em um lugar mais agradável e produtivo para todos, trouxemos algumas práticas que podem ser úteis no processo de gestão de pessoas.

São elas:

Além dessas ações aqui citadas, é importante que os gestores conheçam e ouçam os colaboradores, sem se basear apenas na visão individual dos líderes de cada setor. Os anseios e necessidades das pessoas de uma organização ajudam a compreender como a empresa está, e pode apontar o direcionamento das ações necessárias para melhorar a relação com os colaboradores, o que, de fato, é capaz de melhorar os resultados e a produtividade das pessoas, além de melhorar significativamente a retenção de talentos, perpetuando o legado da organização através dos anos.

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