Ainda que o conceito de Business Partner não seja novo, esse termo tem ganhado muito destaque nos últimos anos com a crescente necessidade de integração entre o departamento de RH e as estratégias organizacionais das grandes empresas.
Mas o que realmente faz um Business Partner? É o que trouxemos para você nesse artigo.
Neste artigo serão abordados os seguintes temas:
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O que é um Business Partner?
Podemos definir um Business Partner (em tradução livre, Parceiro de Negócios) como um profissional que contribui para que o RH seja uma área ainda mais estratégica no desenvolvimento organizacional e transita entre líderes e liderados, representando a ponte perfeita entre o RH e os negócios, promovendo um impacto direto nos resultados da empresa.
Ou seja, além de trabalhar internamente no departamento de recursos humanos da empresa, esse profissional une a estratégia de negócio com a gestão de pessoas.
Quais as competências essenciais de um Business Partner?
Para que sua atuação seja efetiva, o Business Partner deve possuir uma visão abrangente, analítica e sistêmica da organização.
Além disso, o BP deve desenvolver algumas soft skills muito importantes para que a tomada de decisões estratégicas e operacionais se tornem mais assertivas, como finanças, gestão de pessoas e os processos de outras áreas da empresa.
Listamos abaixo essas competências:
Quais as atribuições de um Business Partner?
- Ser o responsável por ações de gestão de pessoas;
- Trabalhar no alinhamento entre Negócios e Recursos Humanos;
- Monitorar o clima organizacional, conduzindo pesquisas e implementando estratégias de melhoria;
- Apoiar, através de dados e análises, a tomada de decisões de gestores e lideranças da empresa;
- Coletar e comparar dados para a criação de planos de ação eficientes;
- Compor relatórios utilizando ferramentas de análise, como KPIs e outros indicadores de desempenho;
- Identificar a necessidade de capacitação dos líderes, colaboradores e equipes, propondo e desenvolvendo os treinamentos apropriados;
- Auxiliar gestores na avaliação e programas de melhoria contínua e performance;
- Dar suporte aos líderes na implantação de novos projetos;
- Propor soluções para os processos da empresa, com base em análise das demandas e dos resultados do negócio;
- Criar estratégias para o atingimento dos objetivos do negócio, que contemplem as áreas financeira, estrutural e de vendas, das quais ele precisa ter um amplo conhecimento estratégico;
- Incentivar a cooperação entre os setores e equipes para o bom andamento do negócio e atingimento dos resultados;
- Desenvolver as equipes com metodologias eficazes para garantir o alto desempenho com qualidade de vida;
- Desenvolver líderes de alto desempenho;
- Analisar dados para antecipar-se a falhas que possam ameaçar a produtividade, a estrutura e o crescimento da empresa.
Agora que você já conhece a importância e como o Business Partner pode ser útil para sua empresa, o que acha de desenvolver seus profissionais de RH para se tornarem Business Partners mais efetivos? Nós podemos ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais.