As mudanças organizacionais são necessárias e têm se tornado cada vez mais comuns em empresas de diversos portes e segmentos. Isso acontece devido às constantes atualizações do mercado e os seus impactos, que exigem que as empresas se adequem cada vez mais rapidamente a novas realidades.
A mudança organizacional nas empresas pode acontecer por diversos aspectos, seja para a ampliação da empresa, criação de filiais, ou para implementar uma nova estrutura corporativa, proporcionar melhorias no ambiente de trabalho, instigar a competitividade da empresa, mudar os produtos ou serviços oferecidos, entre outras coisas. Continue a leitura e saiba mais!
Neste artigo serão abordados os seguintes temas:
Tempo de Leitura: 8 minutos.
O que é Mudança Organizacional
Mudança Organizacional se refere a qualquer alteração realizada pelas empresas para se adaptarem às exigências do mercado devido à crescente busca por eficiência, satisfação de clientes e superação de concorrentes.
A partir dessa mudança é possível obter um impacto positivo nos resultados e nas relações interpessoais do ambiente de trabalho, além de melhorar o diferencial competitivo no mercado. Diante disso, é imprescindível realizar um bom planejamento para que a empresa sobreviva à competição.
As Mudanças Organizacionais podem ocorrer de diversas formas e em todos os setores das organizações. Como exemplo, podemos citar:
- Evolução tecnológica;
- Substituição e atualização de produtos;
- Mudanças internas com intuito de aumentar a motivação dos colaboradores e, assim, gerar mais empenho no trabalho.
E tais mudanças são divididas em quatro principais tipos:
Os 4 tipos de mudança organizacional
Confira os principais tipos de mudança organizacional implementadas pelas empresas e exemplos práticos de como elas funcionam no dia a dia.
O papel do líder no processo de mudança organizacional
Quando falamos de mudança organizacional, a liderança possui um papel muito importante. Sem uma liderança comprometida, dificilmente será possível realizar as mudanças necessárias na empresa.
O líder deve atuar como a peça chave que irá conduzir os colaboradores durante esse processo. Isso ocorre através do compartilhamento da sua visão sobre o futuro da empresa e as oportunidades que vão surgir no meio do caminho.
Também é papel do líder reconhecer esforços individuais e coletivos, e também motivar e engajar os envolvidos no processo de mudança, com intuito de criar equipes de alta performance.
Preparando-se para as mudanças organizacionais
As constantes inovações no mercado , mudanças de perfis, surgimento de novas empresas no mercado e novos desafios fazem com que as empresas frequentemente implementem algum desses 4 tipos de mudança organizacional.
É importante frisar que os diferentes tipos de mudança organizacional exigem ações diferentes, mas o passo mais importante é se preparar através de planejamento estratégico.
As empresas que se adaptam aos períodos de transição são aquelas que estão preparadas para aceitar mudanças, mesmo quando as circunstâncias não são as melhores.
Definir estratégias pode ajudar a gestão a orientar os esforços de transformação, mesmo aqueles não planejados. Para implementar uma mudança, atente-se para:
- Definir o que a mudança quer atender, o objetivo;
- Respeitar a cultura da empresa e todos os envolvidos;
- Comunicar as ações de mudança com clareza às equipes;
- Analisar o processo de adaptação para ver as mudanças acontecendo;
- Analisar as necessidades de novas mudanças.
Conclusão
O plano de gerenciamento de mudança organizacional permite que as empresas se desenvolvam mais durante a transição. Podendo desenvolver um conjunto de práticas recomendadas para manter o crescimento e a inovação no futuro, desenvolver líderes para levá-lo até lá e desenvolver equipes que estejam mais bem preparadas para que isso aconteça.
A maleabilidade da empresa, bem como sua capacidade de gerir e implementar as mudanças, podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. Essas mudanças são capazes de ajudar a organização a compreender quais tipos de mudanças precisam implementar para continuar competitiva e atuante em seu segmento.
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