Para que uma empresa ou marca prospere em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário que a organização tenha diferenciais competitivos bem definidos, que se traduzem em vantagem sobre a concorrência e facilitam a atração de novos clientes.
Além disso, é importante utilizar os diferenciais da sua empresa para se manter ativo no mercado e conquistar o reconhecimento positivo por parte do público-alvo. Neste artigo, explicamos a você o que é diferencial competitivo e porque ele é tão importante para a sua empresa. Boa leitura.
Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:
Afinal, o que é diferencial competitivo?
O que é necessário para criar um bom diferencial competitivo?
5 Atitudes estratégicas para criar um bom diferencial competitivo.
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Afinal, o que é diferencial competitivo?
Imagine que você está concorrendo para uma vaga de emprego muito disputada e que existem diversos outros candidatos no mesmo nível de qualificação profissional que você se encontra, o que fará com que você se destaque e seja contratado?
Pensou?
Agora usando um exemplo mais comercial: Imagine que uma marca de sabão em pó precisa vender mais, porém, há uma outra marca similar local que é a queridinha dos consumidores. O que há de melhor ou mais atrativo no produto que faça ela se destacar frente à concorrente? Uma nova fórmula? Maior rendimento? A promessa de eliminar as manchas com mais facilidade? Preço mais baixo?
De modo geral, são as características únicas que tornam um produto ou serviço mais atrativo que o outro. Ou seja, podemos entender o Diferencial Competitivo como as principais vantagens que transformam um determinado produto ou serviço em uma referência no seu mercado de atuação. Trata-se de atributos exclusivos proporcionados aos clientes, facilitando a percepção positiva da sua oferta e a fidelização dos clientes.
Mas é preciso sempre ter algo novo para oferecer? Não necessariamente. O diferencial competitivo vai muito além de novas fórmulas ou produtos inexistentes no mercado. Ele pode estar no atendimento personalizado, agilidade na resolução de problemas, suporte 24hs, envio de brindes, um ótimo serviço de pós-venda, embalagens reutilizáveis, diversidade de formas de pagamentos, programa de pontos, entre outros.
O que é necessário para criar um bom diferencial competitivo?
Se você está pensando em começar a montar seu planejamento estratégico já considerando o diferencial competitivo da sua marca, produto ou serviço, o primeiro passo é conhecer seu mercado de atuação. A partir disso, você terá uma visão mais clara sobre a abordagem dos seus principais concorrentes, analisando o que eles estão acertando ou deixando de fazer.
Além disso, é fundamental estabelecer um diálogo aberto com seu público interno e externo. Isso porque é extremamente importante conhecer as opiniões dos seus colaboradores e mergulhar nas dores do seu cliente, para que seja realmente possível criar soluções para elas.
Usando essas informações, haverá mais facilidade em traçar seu planejamento com maiores chances de retorno positivo. Você pode se inspirar, por exemplo, a partir da fala de um cliente, do feedback de um funcionário que está em contato direto com seu produto ou serviço todos os dias, ou até mesmo em ações da concorrência, que podem ser melhoradas e inseridas na realidade do seu negócio.
5 Atitudes estratégicas para melhorar seu diferencial competitivo
O mais importante no processo de criação e desenvolvimento de um diferencial competitivo é entender que essa característica ou vantagem precisa ser, de fato, vista como um benefício para seus clientes, ou seja, ela precisa solucionar alguma dor específica e ser reconhecida por isso.
Caso ela consiga atender a essa necessidade, será possível que sua marca cresça e atinja os números esperados de lucratividade. O maior desafio nesse caminho é identificar as oportunidades dessa diferenciação.
Atualmente, existem alguns meios mais modernos de fazer esse estudo e ajudar sua empresa a prosperar. Mas claro, elas devem estar sempre alinhadas com as competências da sua equipe, a capacidade produtiva da empresa e o uso das tecnologias a seu favor. Abaixo, listamos algumas atitudes estratégicas para te ajudar nessa jornada. Vamos lá?
1 – Conheça o perfil do seu cliente
Como já mencionamos anteriormente, conhecer o seu público é a parte mais importante na criação do diferencial competitivo de uma empresa. É necessário obter informações sobre idade, gênero, hobbies, hábitos de consumo, interesses, classe econômica, região, entre outros.
Isso contribui para que você avalie as reais necessidades desses clientes e como relacioná-las com os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Um ótimo meio de fazer essa pesquisa é através de pesquisas, cadastros e feedbacks dos próprios clientes. Além disso, existem algumas ferramentas específicas no mercado que auxiliam no acompanhamento de toda a jornada de compra dos clientes, como ERPs, por exemplo.
2 – Invista na qualificação da sua equipe
Não adianta investir em infraestrutura e estratégias de mercado se você não tiver uma equipe qualificada e alinhada aos objetivos do negócio.
Procure aplicar treinamentos periódicos e monitorar o desenvolvimento dos seus colaboradores, pois, na maioria das vezes, eles serão a linha de frente no contato com os clientes, por isso, precisam estar prontos para lidar com os diversos desafios que surgem diariamente.
Além disso, colaboradores que vestem a camisa e são apaixonados pelo que fazem se transformam naturalmente no diferencial competitivo da empresa. Ouvir o que os colaboradores têm a dizer, disseminar muito bem a cultura da empresa, proporcionar um ambiente de trabalho colaborativo e promover premiações orientadas por resultados são alguns bons exemplos de como melhorar o engajamento do time e ampliar os resultados.
3 – Crie um atendimento personalizado
Quando você supera as expectativas do seu cliente, dificilmente ele esquecerá da sua marca ou terá uma imagem negativa da sua empresa.
Isso pode ser feito através de um time treinado para atender as dúvidas dos clientes com propriedade, resolver os problemas com eficiência e cordialidade, ou até mesmo usando inteligência artificial no processo.
Quando você encontra meios de utilizar a tecnologia para criar experiências individuais e personalizadas para seus clientes, você contribui com a modernização da marca e melhora a taxa de fidelização do seu público.
4 – Oriente-se por dados
Quando você passa a basear sua tomada de decisão por dados, as estratégias adotadas pela sua empresa se tornam cada vez mais assertivas.
Sejam os dados de cliente, do perfil dos consumidores ou da concorrência, eles contribuirão para a efetividade das suas ações, além de identificar sua previsão de demanda, possibilitando ter sempre produtos disponíveis para o seu cliente e minimizando os riscos de maiores gastos com processos desnecessários.
A tecnologia proporciona maior controle e credibilidade dos dados, o que se reflete de maneira positiva nos processos produtivos da companhia.
5 – Inove em seus produtos ou serviços
A tecnologia é uma ótima aliada do diferencial competitivo de uma organização. Isso porque ela possibilita a criação de produtos e serviços inovadores que ampliam as vantagens da sua marca frente à concorrência.
Acompanhar as tendências é essencial, além de investir na automação dos processos e em ferramentas mais intuitivas, capazes de criar uma experiências memoráveis para os clientes.
Além disso, em muitos casos, a tecnologia atribui mais qualidade aos produtos e serviços, eliminando atividades burocráticas e minimizando a possibilidade de falhas.
Você também consegue oferecer um ambiente mais dinâmico e produtivo para seus colaboradores e facilitar o fluxo de trabalho através de métodos alternativos e inovadores. Não é demais?
Agora que você já sabe como começar a melhorar o diferencial competitivo da sua empresa através dos seus colaboradores? Aqui na F.Lead nós oferecemos consultorias e estratégias de negócios a partir do desenvolvimento humano. Entre em contato com a gente e saiba mais!!!