Não são só os resultados e o retorno financeiro que motivam as pessoas no ambiente de trabalho. É fundamental promover uma cultura organizacional positiva e alinhar isso aos valores pessoais dos colaboradores. Mas quais são as características da cultura organizacional? É o que iremos descobrir juntos ao longo deste artigo.
Neste artigo serão abordados os seguintes tópicos:
Tempo de Leitura: 13 minutos.
Afinal, o que é Cultura Organizacional?
De acordo com Carolyn Taylor, uma das maiores especialistas do mundo em mudança de cultura organizacional: “A boa cultura corporativa é aquela que ajuda a organização a conquistar seus objetivos. Não existe apenas uma boa cultura, e sim aquela que se encaixa na finalidade da companhia.”
Podemos definir cultura organizacional como a união de crenças, costumes, valores, sinais, comportamentos e símbolos compartilhados em um ambiente de trabalho e que direcionam a condução dos negócios da organização rumo aos objetivos estabelecidos.
Todos esses elementos complementam e integram de maneira contínua os hábitos dos gestores, líderes e funcionários de uma empresa. Mas uma das grandes dificuldades que as empresas encontram é alinhar os valores dos funcionários à cultura organizacional. Não só porque é preciso ter um entendimento claro sobre os símbolos e os elementos que compõem essa cultura e as estratégias necessárias para que o alinhamento seja possível, mas principalmente pelo mundo no qual vivemos hoje de muitas mudanças, imprevisibilidades e constante necessidade de adaptações. Como estabelecer uma cultura e disseminá-la? Neste artigo, destacamos os aspectos mais importantes deste tema.
O comportamento como ferramenta cultural
Sabemos que comportamentos são observáveis. Quando utilizamos feedbacks sobre comportamento, conseguimos tangibilizar com mais facilidade a avaliação e, a partir disso, ajudar o indivíduo a melhorar as maneiras de se comportar em determinadas situações, alinhando-o à cultura da empresa.
Além disso, os comportamentos são embutidos de clareza, o que contribui para que eles entendam melhor o que precisa ser feito. Como eles evitam ambiguidades, você pode facilmente estabelecer padrões, transformando o alinhamento da cultura em algo mais viável. O primeiro desafio é desenvolver uma cultura de feedback nas empresas, para que os comportamentos sejam bem entendidos e assimilados na realidade de cada um.
Podemos definir os valores da empresa como o segundo desafio. Como eles se tornam visíveis?
É fundamental compreender que os valores descrevem a cultura em seu nível mais amplo e profundo, entretanto, não são tão claros e, na maioria das vezes, é necessário esclarecer os comportamentos que esses valores geram.
Precisamos lembrar que os valores impulsionam os comportamentos.
Nesse sentido, é preciso ter em mente alguns aspectos:
- Declare e comunique claramente os valores da empresa.
- Defina corretamente os comportamentos a serem adotados que impulsione os valores, evitando listas longas. Isso pode intimidar e gerar confusão - o que os afasta da cultura;
- Identifique os principais comportamentos que trarão sucesso para sua estratégia e os relacione com os resultados desejados pela empresa;
- Estabeleça essa relação de maneira clara na mente das pessoas, evitando ruídos acerca dos motivos da adoção de comportamentos específicos;
- Cria uma narrativa simples de cultura, ligando-a com os principais comportamentos e o papel de cada um.
Os símbolos da cultura organizacional
“A cultura é uma prática de gestão, não um projeto.”
Como mencionamos anteriormente, a cultura de uma organização é formada por uma série de elementos que fazem parte do DNA da empresa e devem ser integradas ao cotidiano dos funcionários.
Outro elemento importante são os símbolos, que nada mais são do que maneiras de se comunicar e criar identificação com os funcionários. Eles formam uma das características mais visíveis da cultura organizacional, e carregam de forma implícita as crenças, relações e o que é valorizado pelo time.
Os símbolos podem se manifestar no logo, no crachá, em um busto do fundador, no mascote da empresa, na decoração do escritório, fundo de tela do computador, entre muitos outros.
O que nem sempre se percebe é que alguns símbolos refletem as relações de poder dentro da empresa. Por estarem em quase tudo à nossa volta, nos acostumamos com eles e paramos de pensar em seus significados. Isso porque existem símbolos de poder explícitos e implícitos. A seguir, conheça um pouco sobre eles:
Exemplos de símbolos de poder explícitos:
Ambiente
As lideranças da sua empresa ficam em andares separados do time? Há pessoas que trabalham em ambientes mais agradáveis que outras? Existem salas fechadas para cargos de maior destaque? Dependendo da organização, o ambiente é um símbolo muito claro de poder.
Cargo
As pessoas reforçam seu cargo ao longo do dia? Ele está destacado na porta da sala? Como os cargos são os símbolos mais tradicionais de poder, algumas empresas costumam diluir isso para diminuir a percepção negativa e se aproximar mais dos funcionários, o que pode trazer ótimos resultados.
Vestimenta
Os elementos que compõem as diferentes vestimentas usadas no ambiente corporativo caracterizam-se também como símbolos muito tradicionais de poder. Existem roupas que pessoas de cargos específicos ou setores distintos podem usar. Você passa a usar um uniforme diferente quando recebe uma promoção, por exemplo.
Linguagem
Cada cultura possui suas siglas, termos e formas de se manifestar. Isso pode ser facilmente percebido quando entra um funcionário novo e alguns termos precisam ser traduzidos e explicados para ele.
Benefícios
Em algumas empresas é possível que existam benefícios diferentes para cargos de maior destaque. O carro da empresa, um plano de saúde diferente, a flexibilidade de horários e muitos outros que caracterizam-se como fortes símbolos de poder na empresa.
Exemplos de símbolos de poder implícitos:
Reuniões
Como funcionam as reuniões na sua empresa? Quem fala primeiro e quem tem a última palavra? Existem questionamentos ou todos aceitam o que é falado? As reuniões, apesar de quase imperceptíveis, são ótimos exemplos de símbolos implícitos de poder.
Punições
No ambiente empresarial as punições podem acabar variando de acordo com a infração ou cargo. Geralmente as pessoas que recebem um tratamento menos severo têm mais poder dentro da empresa. Como isso ocorre na sua empresa?
Informação
Nas empresas existem barreiras invisíveis para o acesso a algumas informações privilegiadas. Geralmente existem pessoas que possuem mais informações do que outras e essas pessoas detém um poder implícito muito importante.
Autonomia
O quanto as pessoas são livres para montar suas agendas e executar suas tarefas? Normalmente pessoas com maior poder na empresa tem mais trânsito e possibilidades de escolha da rotina.
Dicas para proporcionar o alinhamento cultural na sua empresa
Sem um alinhamento cultural é impossível ter uma base necessária para crescer, já que a cultura vem de práticas diárias e das metas que vão sendo alcançadas. Aqui, apresentaremos algumas ações para promover o alinhamento cultural da sua empresa:
Aposte em desenvolvimento contínuo
Para adequação à cultura da empresa é preciso que haja desenvolvimento contínuo. Isso é necessário para desenvolver os colaboradores conforme com o que é esperado pela companhia.
Dessa forma, os colaboradores vão se sentir valorizados, promovendo o senso de pertencimento e maior comprometimento dos profissionais com a organização. Sendo que esse investimento retornará para a empresa na forma de produtividade e qualidade de serviços.
Seja um líder disponível e acessível
Os líderes são responsáveis por apresentar as estratégias e repassar a cultura da empresa aos colaboradores.
Por isso a importância do líder está sempre presente, seja para informar sobre os projetos, sobre as novidades, dar feedbacks, etc. Uma liderança presente ajuda a melhorar a comunicação, incentiva e motiva os colaboradores, de forma que os objetivos sejam alcançados.
Comunicação eficaz
A comunicação eficaz tem um papel fundamental na cultura organizacional, seja internamente e externamente, para que todas as ações estejam alinhadas.
Benefícios de promover o alinhamento da cultura da empresa
O alinhamento cultural é vital para manter o andamento dos negócios. Quando a empresa se empenha no desenvolvimento do alinhamento da cultura, existem melhorias no alcance de metas e na retenção de talentos.
É fato que a cultura organizacional reflete em todos os setores da empresa, sendo que se a cultura não for internalizada, podem ocorrer conflitos internos, gerar insatisfação e queda da produtividade.
Por isso é preciso que o alinhamento cultural esteja alinhado com todos da organização, de modo a trabalharem com os objetivos estratégicos da empresa. A cultura organizacional apresenta sua extrema relevância já que impacta em:
- As equipes sentem-se mais motivadas, pois os colabores se identificam com a missão da empresa;
- Colaboradores mais engajados e comprometidos, equilibrando objetivos e resultados individuais;
- Diminuição de desligamento de colaboradores, já que desde o recrutamento esses colaboradores se alinham à empresa;
- Favorece a comunicação entre os colaboradores, por meio do aprendizado e busca de feedbacks;
- Potencializa a tomada de decisão dos colaboradores;
- Aproxima o gestor da sua equipe.
Conclusão
Desenvolver o alinhamento cultural na sua empresa é investir no desenvolvimento de talentos e no crescimento da empresa, sendo que essa cultura pode ser moldada constantemente, e que cada colaborador irá agregar um elemento na cultura da empresa.
Uma empresa com valores definidos, terá um impacto positivo entre os colaboradores, trazendo mais objetividade e produtividade. A cultura organizacional contribui também com o ritmo de inovação do mercado, buscando levar maior satisfação aos profissionais e também elevar a percepção de marca das empresas ao público.
Para implantá-la, é preciso manter a transparência nas informações e no planejamento, a fim de alcançar os objetivos traçados.
Uma organização com a sua cultura organizacional definida é conquistada por uma gestão de talentos comprometida com os objetivos organizacionais da empresa, que acompanha os funcionários desde o primeiro contato, fornecendo-lhes uma experiência construtiva tanto para o desenvolvimento profissional deles quanto para a empresa.
Nesse processo, o comprometimento da liderança é fundamental, pois a partir dessas ações e da identificação dos símbolos, comportamentos e crenças, é possível criar harmonia entre as equipes, o que poderá refletir nos resultados da empresa, além de assegurar a sustentabilidade do ambiente profissional com uma perspectiva concreta de futuro.
Agora você conhece a importância de desenvolver a cultura organizacional na empresa. Siga a F.Lead nas redes sociais. E confira mais artigos sobre como melhorar a produtividade da sua empresa através do nosso blog.