Nos últimos anos, tomados por um cenário de incertezas em decorrência da pandemia de Covid-19, houve a aceleração de diversas mudanças de âmbito social e empresarial.
Esse cenário de incertezas trouxe mudanças na prática organizacional, como a ampliação do modelo remoto de trabalho, por exemplo, e também evidenciou questões relacionadas ao bem-estar emocional e físico dos colaboradores, a mudança nos hábitos de alimentação, além do comportamento das empresas com relação à diversidade e inclusão. Essas mudanças provocaram significativos impactos no mercado e nas empresas, o que reflete diretamente no comportamento e nas habilidades das lideranças organizacionais, que precisam se adequar a essa nova era e desenvolver-se como profissionais mais diversos e inclusivos. Caso seja sua primeira visita em nosso site, seja bem-vindo(a) e boa leitura!
Neste artigo serão abordados os seguintes temas:
Tempo de Leitura: 6 minutos.
O que é Liderança inclusiva?
“(...) o futuro das empresas é humano, e a humanidade é diversa.”
Com grandes desafios emergindo a todo momento no mercado empresarial, surgiu a necessidade de abrir as possibilidades e adotar novos e diferentes pontos de vista diante desses problemas, significando um leque ainda maior de soluções para as questões mais urgentes das organizações.
Neste cenário, a liderança inclusiva é aquela que tem a responsabilidade de adaptar a empresa com agilidade para enfrentar esses desafios, estimulando o desenvolvimento de times mais diversos, compostos por pessoas de diferentes contextos, culturas, características, habilidades, ideias, costumes, visões de mundo e valores individuais.
É através dessa pluralidade de indivíduos que os times conseguem guiar a empresa por novos caminhos, ganhando destaque perante a concorrência e competitividade no mercado.
Os 6 pilares da liderança inclusiva
Uma pesquisa realizada em 2021 pela Deloitte, considerada a precursora do conceito de liderança inclusiva, foram destacadas 6 características principais que devem ser desenvolvidas para que os líderes estejam realmente preparados para gerir a diversidade na organização. São elas:
-
1 - Comprometimento
Como promover, difundir, manter e incentivar a diversidade não é uma tarefa fácil, é preciso se dedicar ao máximo nessa pauta para que ela se torne cada vez mais uma preocupação e uma prioridade de todos na empresa.
-
2 - Coragem
Apenas reconhecer a importância da necessidade não é suficiente. É preciso agir como um verdadeiro agente de transformação e encorajar outras lideranças a priorizarem a inclusão nos times e no dia a dia.
-
3 - Reconhecimento dos Vieses Inconscientes
É fundamental que os líderes reconheçam seus vieses inconscientes para que possam combater seus efeitos e, a partir disso, minimizar seu grau de influência nos processos.
-
4 - Curiosidade
Motivar a troca de conhecimento e estar sempre aberto a opiniões, ideias e diferentes pontos de vista contribuem na criação de um ambiente mais diverso e inclusivo, onde a vivência e os valores de cada um são respeitados e levados em consideração.
-
5 - Inteligência Cultural
Ter a consciência dos impactos da sua própria cultura em sua forma de atuação e compreender que outras culturas podem e devem contribuir com o desenvolvimento da empresa e das pessoas que nela trabalham.
-
6 - Colaboração
Empoderar e incentivar a coletividade das ações sem negligenciar as capacidades e habilidades individuais, elevando a integração das equipes e gerando mais assertividade nas tarefas.
A diversidade como caminho para um novo modelo de liderança
A partir das informações e características identificadas pela pesquisa da Deloitte, é possível perceber que há um papel de protagonismo da liderança inclusiva, que deve incentivar e manter a criação de equipes mais diversas, multiculturais e empoderadas nas empresas.
Trata-se de um novo contexto mundial que só tem a beneficiar as empresas. Isso amplia o olhar, possibilita saídas alternativas para os dilemas sociais e profissionais e possui potencial para alcançar e atrair um público ainda maior, além do campo de visão das empresas.
No fim, a diversidade não só contribui com o desenvolvimento sustentável das empresas, mas também pela diversidade humana e pela quebra de paradigmas sociais que criam barreiras na sociedade. Uma sociedade que necessita de mais lideranças inclusivas e de desenvolvimento humano. Pois o futuro das empresas é humano, e a humanidade é diversa.
Para saber mais sobre a diversidade, desenvolver suas lideranças de maneira inclusiva ou aplicar ações de diversidade na sua empresa, fale com a F.Lead. Temos a experiência e o conhecimento necessário para levar essa pauta da melhor forma para dentro da sua organização.